Há dois anos, o volante Neto se tornava o primeiro jogador nascido em 2002 a ser titular de um time de Série A do Campeonato Brasileiro ao estrear no profissional do Atlético. Depois de duas experiências no time de cima, foi reintegrado às categorias de base e só voltou a atuar com a equipe principal nessa quinta-feira, diante do Tombense.
Em 2018, o garoto nascido em Guanambi, interior da Bahia, pulou etapas e ganhou a confiança do técnico Levir Culpi. “Eu gostei do Neto, já observei. Ele já está conosco. Ele é muito esperto, muito bom fisicamente, aperta muito rápido. É um jogador com boas qualidades, boas características”, disse o treinador, à época.
Neto estreou em 23 de janeiro de 2019, quando tinha 16 anos, justamente contra o Tombense, pelo Campeonato Mineiro. Na ocasião, participou de todo o jogo no Almeidão, em Tombos, onde a equipe alternativa do Atlético perdeu por 1 a 0. O time principal era poupado para disputar as fases preliminares da Copa Libertadores.
Depois da estreia, Neto voltou a campo mais uma vez naquele ano para um jogo do profissional. O volante foi reintegrado às categorias de base. O entendimento da comissão técnica e da diretoria era que o garoto ainda não estava pronto para jogar na equipe de cima.
Nessa quinta, ele voltou a ser acionado, quase dois anos depois. Neto entrou na vaga de Dylan Borrero durante o segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Tombense, no mesmo lugar onde estreou: o Almeidão, em Tombos.
A expectativa é que o jovem receba novas oportunidades nas próximas partidas. O Atlético deu um período de recesso aos jogadores mais utilizados na última temporada. Com isso, conta com um elenco formado pelos mais descansados do profissional e alguns garotos da base.